terça-feira, 13 de abril de 2010

O AUXÍLIO DO ESPÍRITO SANTO



O AUXÍLIO DO ESPÍRITO SANTO
Em Romanos 8.26 lemos: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis".
"A palavra aqui traduzida AJUDA é vividamente significativa. Compõe-se de três termos gregos — duas preposições e uma raiz verbal. Uma das preposições significa COM, a outra significa do OUTRO LADO COM, isto é "O Espírito Santo segura do outro lado conosco por causa da nossa fraqueza". Ao irmos labutando pelos caminhos tortuosos da vida, e ao se tornarem demasiado pesadas nossas cargas, se estamos em relação correta com a vontade de Deus, vir-nos-á, em meio às nossas lutas, uma abençoada sensação de alívio, algumas vezes tão real e tão vivida, que temos a impressão alegre de estar contemplando a face sorridente e amorável de nosso divino Senhor, e, isto através do ministério do Espírito Santo, que do outro lado ajuda a suster-nos na caminhada Essa mão de gracioso alívio nos é estendida em nossas provações, nossas tentações e nossas tristezas".
SEGURAR DO OUTRO LADO COM, isto é, o Espírito Santo segura do outro lado conosco por causa da nossa fraqueza... A idéia exata é que o Espírito de Deus SEGURA, apóia o lado em que nós nos achamos enfraquecidos. O Espírito Santo que habita em nós, dirige a nossa vida e tudo faz para conferir-nos o poder de modo a andarmos mais perto do Senhor numa vida de pureza e elevação.
Meu prezado irmão e amigo, qual será a tua fraqueza? Qual será o ponto vulnerável da tua vida?
Talvez seja o desânimo, esse gigante terrível, que te assalta e te prostra. Ficas, então reduzido a nada; sem forças para prosseguir na vida cristã e completamente vencido para as grandes batalhas do Reino de Deus. Ficas preso numa caverna como aconteceu com o profeta Elias, ou num Maquerus como foi o caso de João Batista. Surgem então as reclamações e se multiplicam as perguntas, como se Deus fosse o culpado dessa situação. Deves isso à fraqueza da tua carne. Mas o Espírito Santo do Senhor habita no teu coração. Ele AJUDA a tua fraqueza exatamente nesse ponto. Aproxima-te do Senhor! Entrega tua vida Àquele que morreu na cruz por ti, e Ele te dará a vitória sobre o destruidor desânimo!
Tua fraqueza poderá ser o pessimismo. Tens lido a Bíblia, mas nada tens visto ali das maravilhas do Senhor; tens orado, mas não tens visto o Senhor; não tens sentido a presença do Senhor, iluminando tudo na tua vida e transformando as trevas em luz resplandecente, a noite terrível em dia maravilhoso. Tens visto com pessimismo os pequeninos problemas da tua casa e te afligiste com o futuro do mundo, com suas guerras atômicas, com as ameaças do comunismo, com o avanço da ciência e com a onda crescente do materialismo. Tua visão é curta, muito curta. Esse é o teu ponto fraco. Pois bem, o Espírito Santo que habita em ti, te ajudará nessa dificuldade, nesse problema, nessa aflição.
Pode também ser a tua fraqueza e desconfiança. És crente, és um filho de Deus, foste gerado pelo Santo Espírito do Senhor, mas não tens posto nele toda a tua confiança. Andas aflito quanto ao que comer, ao que vestir, aonde morar, e aflições terríveis assaltam o teu coração no tocante a doenças, ao futuro dos filhos, casamento, emprego e mil coisas mais. A tua fraqueza é não confiar no Senhor de todo o teu coração. Mas o Espírito Santo fez habitação na tua alma para auxiliar-te exatamente nesse ponto em que te achas fraco...
Tua fraqueza bem pode ser a ira. Diante de um filho peralta, de um probleminha doméstico, de pequeninas dificuldades na fábrica, no escritório, ou esperando urna condução, ou dirigindo um carro, ou diante de uma provocação qualquer, te tenhas irado. Essa é a tua fraqueza, esse o teu problema. Tens dado desculpas por essa tua atitude, mas pouco adiantou. O Espírito Santo, que está no teu coração te dará a vitória completa sobre essa fraqueza, se lhe deres inteira liberdade de ação na tua vida.
Talvez sejas colérico. O Apóstolo Paulo, 2m Efésios 4.31 afirma que esse pecado, a cólera, entristece o Espírito Santo. Tens, meu prezado irmão, sido vitimai desse gigante? Não importa. Descansa dessa fraqueza no Santo Espírito do Senhor e Ele te dará a vitória completa.
A fonte de pecado, faltas e fraquezas ria tua vida provavelmente tenha sido a língua. Com ela tens difamado o próximo; com ela tens caluniado; com ela tens mentido; com ela tens proferido palavras torpes, palavras ofensivas; com ela tens tomado o santo nome de Deus em vão, em músicas profanas, versos ridículos, piadas imorais e estórias infamantes. Confifa o poder da tua língua ao Espírito Santo que habita em ti. Se Ele tiver o governo da tua língua, essa fraqueza da tua vida será vencida.
A amargura, talvez, tenha tomado conta da tua vida. Lançou suas raízes e, não somente subjugou o teu coração, como está a contaminar outros. E agora está produzindo frutos. Frutos amargos, frutos derrotistas. A tua vida tem sido um peso, uma tragédia, um desespero. Por onde quer que te voltes, contemplas a derrota. Isso porque a derrota está dentro de ti. Estás nos laços da amargura. Do ponto de vista humano, não há qualquer recurso, mas o Espírito Santo que ajuda a nossa fraqueza, poderá auxiliar-te, dando-te a vitória.
Teu ponto fraco bem pode ser o furto. Por certo, não és um assaltante, um malfeitor. Mas tens tirado coisinhas aqui e coisinhas acolá. Deves restituir tudo, tudo imediatamente. Tens abusado do horário de trabalho, não tens feito a tua tarefa a contento, tens feito tuas obrigações pela metade, tens desperdiçado o teu tempo e nada de proveitoso tens feito até agora. O Espírito auxilia a fraqueza. Ele te legará à vitória sobre todas essas dificuldades.
A fraqueza da tua vida, é provável que tenha sido a impureza. Olhos que distilaram a concupiscência, coração cheio de adultério e língua semeando a corrupção. Não pensas, não falas, não sentes, não olhas, não ouves, senão impurezas. Isso tem entristecido O' Espírito Santo do Senhor que habita em ti. Olhas para traz e contemplas a estrada que palmilhaste pontilhada de fracassos e derrota. A causa? A fraqueza de tua vida. E como vencer? Dando liberdade ao Espírito de Deus que habita em ti. Ele AJUDA a fraqueza da tua vida.
Tens levado a vida em brincadeiras e leviandades. Nada serio tens feito até agora. Mas o tempo urge. Agora ou nunca. Quantas vezes quiseste mudar o ritmo da tua vida e sempre caíste, e sempre experimentaste a derrota, e porque? Porque confiaste na tua força, nos teus próprios recursos. Entrega, agora, o teu caminho ao Senhor e Ele te dará a vitória, porque Ele tem todo o poder.
E assim, meu prezado irmão, sejam esses ou outros os problemas que te afligem e te trazem em sujeição, entrega-os ao Senhor, confia nele e, o Espírito Santo que habita em ti e por ti intercede com gemidos inexprimíveis, trará, pelo sangue do Senhor, a libertação completa, a vitória verdadeira e terás uma vida de paz, de amor, de utilidade, portanto de bênção em Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário