terça-feira, 26 de abril de 2011

TRANSFORMANDO O ALVOROÇO DA FAMÍLIA EM PAZ



Marcos 5.35-43

Introdução

Acho que posso resumir todos os conflitos familiares, todos os problemas com filhos, todas as preocupações financeiras, numa palavra que aparece nesse texto: “alvoroço”.

E acredito que em certa medida, cada um de nós, tem experimentado vez e outra,de um alvoroço em sua família. Como aconteceu a Jairo.

Leitura do texto: Marcos 5.21-24; 35-42
Neste texto a palavra “alvoroço” aparece muito forte.

Está no v.38: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço...” (a NTLH diz: “Jesus encontrou ali uma confusão geral”; No v.39 diz: “Ao entrar, lhes disse: “Por que estais em alvoroço...? (Jesus perguntou: “por que tanta confusão?”.

Quando o problema em casa é complicado, a situação difícil demais, ela gera um alvoroço, uma confusão, uma agitação, e a preocupação toma conta de nossos sentimentos e mente.

Um alvoroço deixa nosso espírito sufocado pela ansiedade.

Num alvoroço há uma grande confusão, todos querem encontrar a solução: o homem e a mulher dão palpite, o cunhado entra com o dele, a sogra também entra no assunto... todos falam e gritam ao mesmo tempo.

Este texto fala de um alvoroço na casa de um homem: Jairo.

Quem era Jairo?
V.22: Um líder da sinagoga judaica (sinagoga era uma espécie de mini-templos que haviam em Jerusalém para leitura da Lei e para oração - em cada sinagoga havia um administrador, um líder, que geralmente era homem religioso e de moral elevada).

Jairo era assim: um líder religioso, que vivia uma vida correta, mas que estava vivendo um problema em casa, porque no v.38 lemos isto: "Chegando Jesus à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço" – havia uma confusão geral em sua casa.

Então veja: problema não respeita ninguém, entra pela porta de qualquer casa.

Veja Jairo, apesar de sua crença em Deus, de sua posição de destaque como líder religioso, sofria uma crise, uma confusão - na sua casa havia um tremendo alvoroço porque sua filha estava à beira da morte. ...Porém, aquele alvoroço foi transformado em uma paz abundante! Aleluia!!
Irmãos, vamos aprender com Jairo como transformar o ALVOROÇO da nossa casa em Paz também.
Algumas providências devem ser tomadas, e as providências são as seguintes:

Primeiro: para transformar o alvoroço da sua casa em paz:
1- COLOQUE A SUA FÉ NO LUGAR CERTO, v.22
Naquele momento difícil, Jairo estava recebendo conforto de seus amigos, mas algo aconteceu: Jesus chegou na hora do alvoroço, v.38: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito”.

Antes disso, porém, Jairo já havia colocado a sua fé em Jesus Cristo. No v.22 e 23 lemos isto: “Eis que se chegou a Ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá"
Normalmente um judeu jamais se prostraria diante de outra pessoa, principalmente Jairo - religioso.
Mas ele compreendeu que Jesus não era qualquer pessoa, nem qualquer homem. Jairo reconheceu Jesus como o bendito Filho de Deus!
Muitos casais têm fé, mas a colocam no lugar errado.
Jairo se prostrou diante do Senhor Jesus, admitindo ser Ele o Cristo, reconhecendo Sua superioridade a qualquer homem, sua graça salvadora e reveladora de Deus!
O alvoroço leva ao desespero, e é o desespero que faz com que as pessoas coloquem a fé no lugar errado: prostram-se diante de bruxos, de santos, de feiticeiros, de benzedeiros, de ídolos... abrindo espaços para ministrações de morte (os demônios estão por trás dessas coisas).

Amados chefes de família: ONDE ESTÁ A SUA FÉ?

JAIRO SE PROSTROU AOS PÉS DE JESUS, v.22 
As pessoas se prostram diante de Jesus em duas situações: Amor ou Dor.

Na primeira reconhecem que Ele morreu na cruz, amou, salvou e assim o aceitam como Senhor e Salvador.

Na segunda, a dor e aflição tomam conta de suas almas, e então se prostram diante de Jesus assim... "Jesus, olhe o meu desespero. Veja este alvoroço em minha vida... ó Jesus, veja a minha dor... minha aflição... misericórdia, Jesus!"

Mas não importa muito se você vem à Jesus pelo amor ou pela dor, o que importa é o toque de Deus. Ele sabe os temores do seu coração e do alvoroço que se encontra a sua alma, e quanto isto o tem sufocado.
Por isso que, para ter o seu alvoroço transformado em paz, faça isto hoje: COLOQUE A SUA FÉ NO LUGAR CERTO e o lugar certo é JESUS! Amém?

A segunda providência para transformar seu alvoroço em paz é...
2- DEIXAR JESUS CONDUZIR AS COISAS, v.24
Nós lemos no v.24 assim: "Jesus foi com Ele".
A decisão de seguir a Jesus tem que ser nossa, mas a partir do momento que resolvemos andar com Jesus, Ele nos acompanha em todos os momentos.
Naquele momento Jairo precisava que Jesus o seguisse até sua casa que estava em alvoroço por causa da morte da sua filha.
A maior necessidade das pessoas no mundo hoje é de PAZ!

MAS ONDE HÁ ALVOROÇO, SÓ O SENHOR PODE RESTAURAR A ORDEM e RESTABELECER A PAZ.

Hoje, Deus quer que você faça como Jairo; quer que você se dobre diante de Jesus, pois Jesus quer ir com você até sua casa, até o quarto das crianças e abençoa-las... Jesus quer entrar até ao lugar onde está o alvoroço e pôr em ordem todas as coisas, estabelecendo a Paz de Deus para você. Aleluia!

Hoje, você deve começar a seguir a Jesus e deixar que Ele dê direção e organização à sua vida.
Visualize Jairo, lado a lado com Jesus. "uma menina de 12 anos" estava à morte... e eles caminham juntos – quanta paz de espírito Jairo pôde experimentar!
...não importava a dor daquela hora, uma paz proveniente da presença de Jesus, enchia o coração de Jairo.
Vale a pena deixar Jesus conduzir a nossa vida!

Mas para transformar alvoroço em paz, faça também isto...
3- RESISTA AOS INIMIGOS DA SUA FÉ, v.35
Teve aqui 2 inimigos à fé de Jairo:
O 1° Inimigo da fé de Jairo eram seus amigos: Jairo era muito bem sucedido, bem relacionado com a sociedade, conseqüentemente tinha muitos amigos.
Mas naquele início de caminhada seus amigos eram os maiores inimigos de sua fé. Eram pessoas sem esperanças... (quando Jesus entrou na casa de Jairo, o que eles estavam fazendo? ...diz o v.38: “...choravam e pranteavam muito"). ...faziam alvoroço!
“Não há mais nada o que fazer” essa era a conversa deles! É muito bom ter amigos, mas é tão ruim quando a ótica deles é diferente da nossa (é lamentável quando alguém está em apuros e alguém lhe aconselha assim: "não adianta você lutar por isso. Desista logo, prá quê ficar orando, jejuando... não vai resolver mais nada... conforme-se.... desista. ...chute o balde".

No v.40 até está escrito que quando Jesus falou: “A criança não está morta, mas dorme”, eles (os amigos de Jairo) "riam-se" de Jesus ...esses amigos começaram a caçoar de Jesus! ...Eram amigos incrédulos. Riam de Jesus. Zombavam.
Nas horas de alvoroço, nas situações difíceis, muitos são os que gracejam e desdenham de qualquer investimento de fé.
O 2° inimigo da fé de Jairo foi a incredulidade.
Neste momento de crise era preciso que Jairo aprendesse a ter fé, a confiar e esperar no Senhor.
E Jesus não revida as palavras contrárias, mas apenas diz: "Jairo, NÃO TEMAS, CRË SOMENTE" v.36. Jesus estava interessado em Jairo.
Deus quer estender os limites da sua fé. Até onde ela vai?
Satanás trabalha com a incredulidade. Deus trabalha com a Fé. Quais são os limites da sua fé? Sua fé tem fronteiras?
Há pessoas cujo limite é tão curto que logo desistem de Jesus, da igreja, das orações, da fé...
Tal como Jesus disse a Jairo, Ele diz agora para você: “Não temas, Crê somente”! Isto nos basta!
Não importa o tamanho do seu alvoroço, coloque a sua fé no Senhor Jesus, deixa Ele tomar a direção de sua vida e resista a todo inimigo da fé.

Esta é uma noite para você se levantar como vitorioso e proclamar bem alto: "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO". "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO". "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO".
Uma quarta providência para transformar alvoroço em paz...
4- PERSEVERE NA FÉ, JESUS ESTÁ NO COMANDO , v.38

Lemos no v.38: “Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito”.

Muitos pranteavam mesmo, choros e gritos diz o v.39, que Jesus, “Ao entrar, lhes disse: “Por que estais em alvoroço e chorais?”

Ele já sabia de tudo o que havia acontecido naquela casa - Ele perguntou, porque faria em seguida uma declaração, demonstrando sua onisciência e domínio da situação: “A criança não está morta, mas dorme”.

Normalmente quando estamos vivendo um alvoroço, a gente fica na superfície, sem ter uma clareza de toda situação.

Mas com Jesus não é assim. Ele está no comando, no Trono... . Ele conhece profundamente todas as coisas. No v.40, Ele mandou os zombadores, os incrédulos, os curiosos saírem do quarto - Ele queria que ficassem somente aqueles que pudessem afirmar: "NÃO TEMO, SOMENTE CREIO".

...e ficaram três discípulos e os pais da menina. Será que Jesus deixaria você permanecer naquele quarto?

Lemos nos V.41,42 que o milagre acontece...

Ali estava a filhinha de Jairo, deitada sobre sua cama, completamente fria, sem vida, morta. Jesus diz: “...Menina, eu te mando, levanta-te! Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados”.

Naquela casa onde havia alvoroço, agora só há alegria e admiração; só alegria e louvor! só alegria e louvor! só alegria e louvor!

CONCLUSÃO
Você pode estar vivendo um alvoroço em sua casa, porém, deixe agora que Jesus acabe com seu alvoroço.

Talvez, você é membro aqui da igreja, um líder de grupo, um líder de louvor, mas se sua casa, se vida estiver em alvoroço, deixe também agora que Jesus poderosamente acabe com este alvoroço, operando o milagre da paz na sua vida e em seu lar.

Prostre-se diante dEle agora ...e permita a Jesus andar ao seu lado em direção à ordem, a paz , ao milagre. A Bíblia diz (I Pd 5.7) para lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós.

Jesus ama você. Você é a menina dos olhos de Deus.

Resista a todo deboche, crítica, incredulidade... NAO TEMAS, CRÊ SOMENTE, e que a PAZ DE DEUS QUE EXCEDE A TODO ENTENDIMENTO HUMANO GUARDE A SUA MENTE E A SUA VIDA EM CRISTO JESUS. Mc 5.21-24; 35-43.

Namorar ou ficar?



A sociedade atual está em profundo estado de mutação constante. Termos novos são criados, termos antigos são reinterpretados. Não há verdades absolutas e sim opiniões e verdades particulares. "Cada ser é um universo", dizem, e todos devem criar para si os seus próprios padrões e verdades.
Jovens e adolescentes estão sendo formados nesta sociedade mutante. Os conceitos aprendidos em família, por serem frágeis e apenas nominais, não sobrevivem à avalanche de deseducação encabeçada pela mídia e pelos formadores de opinião. Isto é igualmente válido para o lado afetivo do jovem.
O dicionário Aurélio define NAMORAR como:
1) Procurar inspirar amor;
2) Andar de namoro com;
3) Enamorar-se (que por sua vez significa deixar-se possuir de amor, apaixonar-se).
FLERTAR significa namoro rápido, namorico
.

Até bem pouco tempo o namoro era algo pré-nupcial, com regras bem definidas e padrão comumente aceito. Alguém, ao sentir-se atraído por outrem de sexo oposto, procurava-o, propondo-lhe namoro. Este consistia de encontros constantes, com diálogos sobre os dois, momentos de romance, abraços e beijos limitados, com considerável reserva e planos para o futuro.
Com o passar dos anos o namoro continuou em processo de mutação. O império da AIDS (doença fatal sexualmente transmissível), trouxe uma transformação na aceleração da libertinagem juvenil. Os preservativos entraram na lista de materiais comuns da lista de compras dos adolescentes, como a pílula na década de 70.
Parte desta população resolveu "dar um tempo", "se cuidar". Nos Estados Unidos da América, uma igreja batista iniciou, junto aos seus adolescentes, uma campanha intitulada "QUEM AMA, ESPERA". Grande parte daquela região aderiu. Porém, uma nova modalidade de namoro surgiu. Como a adolescência é uma idade instável, o desejo de independência provocou um novo tipo de relação: FICAR. Pesquisando entre adolescentes, cheguei a 6 conclusões sobre o que significa para eles o FICAR:
1) FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA

2) FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO


3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL


4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO


5) FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO


6) FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES


QUERO DISCUTIR ESTES CONCEITOS COM VOCÊS, APONTANDO O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS PRINCÍPIOS ENVOLVIDOS NO ASSUNTO. ESPERO QUE COM ISTO, POSSA HAVER UM ESCLARECIMENTO CONSIDERÁVEL E UM SÓLIDO DESEJO DE PRATICAR O ENSINO DAS ESCRITURAS SAGRADAS.
1) FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA
Você gosta de brincar com ratoeiras, cobras, bombas, botijões de gás ou facas? Não, não é mesmo? São brincadeiras perigosas e de mau gosto.
Brincar com os sentimentos dos outros, ou mesmo arriscar os seus, também é errado. A Bíblia diz: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jr 17.9). Sentimentos são preciosidades. Não se gosta ou se deixa de gostar de brincadeira. Ademais, sempre se sai ferido de uma relação fingida.
Tudo quanto o cristão faz, pensa ou intenciona é para a glória do Senhor, devendo ser feito com responsabilidade e dedicação. Diz a Bíblia: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios e sim como sábios"(Ef 5.15). "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens."(Cl 3.23).
2) FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO
Deus não criou a família pelo sistema empírico (experimental). Pelo contrário, o Seu desejo sempre foi agir em prol do homem, dando-lhe uma pessoa adequada para sua felicidade. Veja o exemplo de Adão (Gn 2.22) ou de Isaque (Gn 24.51). Deus tem um plano para a união de dois corações, e pode conceder bênçãos maravilhosas!
··Garotas: Como escolher um rapaz: O Salmo 1.1-3 aponta o comportamento do homem bem-aventurado. As bem-aventuranças trazem um perfil ideal para o esposo preparado por Deus: humilde de". Espírito, manso, parecido com Jesus, limpo de coração, pacificador (Mt 5.3-9). Peça ao Senhor, abra seus olhos e esteja atenta. Deus lhe mostrará e dará uma rica oportunidade de encontro.
3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL
Este argumento é falho. O ser humano sempre foi carente de afeto, seja pela falta sentida na infância, seja pela solidão circunstancial, e nunca houve necessidade de existir um relacionamento do tipo FICAR. Há um amor maior que nos conforta e supre a carência: O AMOR DE DEUS. Diz a Bíblia: Nós amamos porque Ele nos amou primeiro"(I Jo 4.19).
4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO
Este pensamento é anti-cristão. É uma afirmação, no mínimo, irresponsável. É fruto da carência de normas no ambiente familiar. A palavra CURTIR tem diversos significados, mas aqui é utilizada no sentido de namorar, "transar"Sinceramente, você se casaria com alguém que já FICOU com todo mundo e que, na realidade, nunca "ficou" comprometida com ninguém? Você aceitaria que sua irmã ou sua mãe se comportasse deste jeito? Ora, se isto é escabroso quando imaginado em alguém que nos é preciosa, que nos é querida, por que faz e acha interessante com as pessoas de outras famílias?
Lembre-se do sábio Salomão, que, em sua velhice, exclamou com veemência: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer."(Ec 12.1). Igualmente o apóstolo Paulo lembra algo muito importante a Timóteo, o seu filho na fé: "Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza."(I Tm 4.12)
5) FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO
Sendo um relacionamento mundano, fruto de uma sociedade sem Deus, FICAR não serve para nós. Simular um comportamento afetivo com quem não se ama? Ter comportamento de pessoas casadas estando solteiro? Fazê-lo com pessoas estranhas? Isto é perversão, hipocrisia e mentira. Tolo é aquele que crê nas mentiras, crê no carinho do estranho, no amor de quem não está nem aí com os sentimentos alheios.
6) FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES
Pode estar na moda, mas está errado. Aliás, este mundo está debaixo da orientação do Diabo, e nada tem de Jesus. Nós, os cristãos, não são mais deste mundo, por isso devemos sempre pedir ao Senhor para nos livrar do mal. Resta saber de que lado você está. Se você é um cristão nominal, que não se converteu, então a moda é sua.
CONCLUSÃO

FICAR É FRIA. FICAR É COISA PASSAGEIRA. BUSQUE A ORIENTAÇÃO DE DEUS EM SUAS RELAÇÕES. QUE SEJAM RETAS, ADEQUADAS, PURAS E DURADOURAS.

QUEM SÃO MESMO OS FARISEUS DE HOJE?



São os exterminadores da liberdade alheia, que excluem sumariamente as pessoas e se afastam delas, achando que são muito melhores do que elas.

São os que usam luvas de assepsia e jogam no lixo os diferentes, os quais diferem deles quanto ao estilo, conceitos, doutrina, postura moral, ética e religiosa.

São os que têm “complexo de São Pedro” por se julgarem acima da lei, se achando no direito de abrir ou fechar as portas do céu de acordo com seu julgamento distorcido, separando antes do tempo determinado o joio do trigo, quem é salvo ou não, quando Jesus proíbe veementemente tal atitude.

São os que pensam que estão sozinhos no mundo, e acham que eles e sua igreja, serão os únicos que vão ser salvos, e sua doutrina, teologia, liturgia e preceitos morais são os únicos certos e todos ao redor estão errados.

São os que se prendem a teias de legalismos tentando comprar a graça de Deus com obras humanas e ofertas de desempenho pessoal. Estes, na prática, esperam ainda obter o favor de Deus, com boa moralidade e bom comportamento, anulando assim, completamente o sacrifício de Cristo na cruz.

São os que colam máscaras de religiosidade na cara para impressionar o mundo, assumindo ridículas atitudes de bajulação e arrotando vantagens, tecem grandes relatos de proezas espirituais exacerbadas.

São os que ficam à espreita da liberdade dos outros, criticando e disseminado suspeitas de todo tipo, visando salvar sua própria reputação e descobrir e expor à vergonha a reputação de quem não concorda com sua maneira hipócrita de ser.

Se nos tempos de Cristo os fariseus eram os líderes religiosos de sua época, os anciãos do povo, os que compunham o Sinédrio, os líderes que detinham o poder religioso e mantinham o status quo econômico da nação, os fariseus de hoje também compõem grande parte da liderança das igrejas de hoje. Eles são os que se assentam nos concílios, nas juntas administrativas, nas comissões gestoras das organizações eclesiásticas, e se reúnem como donos e os chefes das grandes corporações da fé.

São, no entanto, aos olhos infalíveis de Jesus, hipócritas (atores que atuam com máscaras) que disseminaram ervas danosas no meio do trigo da igreja.

Sua atitude, apesar do alto teor moral, é tida diante de Deus, como palha que queima e que, ao passar pelo crivo do fogo purificador dos olhos do Rei, só sobrará cinza e poeira.

São os que ainda hoje Jesus chama de cobras venenosas, sepulcros caiados, bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e todo tipo de imundície, os que coem um mosquito e engolem um camelo, guia de cegos, e dignos do inferno.

São esses aos quais Jesus disse que o honram com os lábios mais seu coração está longe Dele, e que adoram a Deus em vão, e cujos ensinos não passam de regras ensinados por homens.

Fico pensando em quão inconsistente é, para Jesus, tanta pompa, tantas construções, tantos cursos infindáveis de educação religiosa, tantas regras proibitivas, tantos sistemas complexos, tantos preceitos inócuos, e que no final pouca coisa sobrará de útil para o Reino, e quase nada que perdurará para vida eterna.

Não seja nem consinta ser um fariseu de hoje. Sai das fileiras da hipocrisia, e venha se alistar no exército dos filhos da luz, que andam na verdade, na simplicidade do Reino e que não tem outra motivação que não seja agradar ao Rei oferecendo um coração sincero e transparente, e motivações que advém do coração, por saber que Ele se compraz (se alegra sobremaneira) da verdade no íntimo.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

AJUSTAMENTO SEXUAL DO CASAL



INTRODUÇÃO
Há muitos casais cristãos que ainda não aprenderam o que a Bíblia realmente diz acerca do sexo, de como desfrutar plenamente o que Deus planejou para o marido e esposa. Segundo Masters Johnson, pelo menos 50% dos casamentos são prejudicados por alguma forma de desajuste ou disfunção sexual. Em algumas situações os problemas sexuais surgem primeiro e produzem as discórdias conjugais.
1- O CRISTÃO E A SEXUALIDADE
A Bíblia aborda o assunto desde os seus primeiros capítulos como em (Gn 1.27,28; 2.24; Pv 5,7 e entre outros) e histórias específicas:
*      Sansão e Dalila (Jz 14 e 16);
*      Davi e Bate Seba (2 Sm 11 e 12);
*      José e a mulher de Potifar (Gn 39);
*      Amnon e Tamar (2 Sm 13).

2- A SANTIDADE DO SEXO NO CASAMENTO
Antes da queda, o homem conhecia e desfrutava do ato conjugal, Gn 1.28,31: 2.24. É bom lembrar que a queda acontece no cap. 3 de Gênesis. No cap. 13 e versículo 4 do livro de Hebreus está escrito: “Digno de honra seja entre todos o LEITO sem macula…” Aqui a palavra LEITO no grego é (KOITE), que significa a implantação de espermatozóide.

3- QUAIS SÃO AS BÊNÇÃOS QUE DEUS PLANEJOU PARA O CASAL ATRAVÉS DO ATO CONJUGAL?
§  A benção do companheirismo.
§  A benção da unidade física, emocional e espiritual.
§  A benção da procriação.
§  A benção do prazer e gozo conjugal.
4- O QUE O SEXO SIGNIFICA PARA O CASAL.
1.   Satisfaz seu instinto sexual;
2.   Satisfaz o seu senso de masculinidade ou feminilidade;
3.   Proporciona-lhe relaxamento do sistema nervoso
4.   Aumenta o seu amor pela esposa ou esposo;
5.   Reduz as tensões no lar;
6.   Proporciona a mais emocionante experiência da vida conjugal;

5- OBSTACULOS A FELICIDADE CONJUGAL.
1.   Muita critica e pouco elogio;
2.   Ressentimento acumulado,
3.   Insegurança quanto aparência física;
4.   Ser expectador durante o ato;
5.   Não dar valor devido ao sexo;
6.   Falta de sensibilidade;

6- O AJUSTAMENTO SEXUAL.
1.   O processo de aprendizagem depende de: tempo; (nenhum casal tem atuação perfeita na cama no começo). Compreensão, paciência, estudo, experiência,discussão franca.
se sua relação com o parceiro não é tudo o que você espera que seja, o problema, na maioria dos casos, não é a relação sexual, mas o relacionamento.”

7- EFEITOS DOS PROBLEMAS SEXUAIS NO CASAMENTO.
1.   Incapacidade de realização. Alguns problemas mais comuns no casamento nessa área:
§  Frigidez ou “disfunção pré-orgásmica”. (Incapacidade ou negativa da mulher em experimentar o prazer sexual em sua plenitude, inclusive o orgasmo).
§  Impotência. (Incapacidade do homem de chegar ou manter ereção com a finalidade do intercurso sexual).
§  Ejaculação prematura. (Ejaculação do sêmen com conseqüente perda da ereção, imediatamente antes, ou logo depois do início da relação sexual).
2.   Diminuição da auto-estima. A auto-estima e a capacidade sexual no geral andam juntas, especialmente nos homens. Se o ato sexual não é satisfatório, o marido e a mulher podem ter dúvidas quando à sua competência sexual – Tais dúvidas às vezes são agravadas pelas “brincadeiras” do parceiro (a).
3.   Escolha de Substitutos. Quando o sexo no casamento não é satisfatório, os maridos e esposas quase sempre se voltam para atividades substitutas. Estas incluem:
Ø  Masturbação: Estímulo do próprio órgão genital até chegar ao orgasmo.
Ø  Fantasias.
Ø  Sexo extraconjugal. Infidelidade. O sexo com alguém que não seja seu cônjuge.
8- CAUSAS DOS PROBLEMAS SEXUAIS NO CASAMENTO
Muitas pessoas se aproximam do casamento esperando a liberdade sexual que tanto desejavam. Mas inúmeras destas mesmas pessoas ficam decepcionadas quando descobrem (às vezes na própria lua-de-mel; outras mais tarde) que o sexo no casamento não é tão excitante e agradável quanto pensavam ou esperavam. As causas são várias:

Ø Má informação;
Ø A fadiga, a pressa e a falta de oportunidade. A fadiga tem sido considerada como a causa mais comum do sexo insatisfatório. A relação sexual mutuamente agradável exige energia física e mental. Requer também uma atitude relaxada, sem pressa, que não se preocupa muito com o correr do tempo.
Ø O tédio. Depois de estarem casados por algum tempo o casal acostuma-se um com o outro.
Ø Atitudes culturais e experiências passadas. A sociedade em que a pessoa vive geralmente influencia as suas atitudes e comportamentos sexuais.
Ø Causas físicas. Os problemas sexuais tem as vezes origens físicas, obesidade, diabete, baixo nível de energia.
Ø Bloqueios psicológicos. Algumas pessoas se casam acreditando que logo se ajustarão sexualmente. Isto na maioria dos casos isto não acontece. Por quê?
  Medo;
  Embaraço;
  Culpa;
  Ira;
  Cuidado com o tabu da olimpíada sexual, quantidade x qualidade.
Ø Conflito Conjugal.
Ø Causas diversas.
 Preocupação com assuntos não sexuais como finanças ou tensões familiares;
 Crenças religiosas inibidoras, tabus e mitos;
 Excesso de trabalho na profissão ou outras atividades.
 Dispareunia Dor que aparece nos órgãos genitais durante ou logo após as relações sexuais
Vaginismo é a contração involuntária da vagina e dos músculos que a envolvem, impossibilitando a penetração e a realização do coito.
9- QUANDO É QUE O CASAL DEVE SE ABSTER DO ATO CONJUGAL. (1 cor 7:3,4)
·      Por consentimento mútuo. (Os dois concordam)
·      Por tempo determinado pelo casal.
·      Para oração.
·      Por doença.


10- DICAS PARA OS DOIS FAZEREM AMOR E NÃO SEXO:
Dicas para os maridos
1)   Se você acordou com alma desejosa por um encontro sexual diferenciado com sua esposa, dê um sinal a ela . Deixe um bilhete romântico, mande um email , passe uma mensagem celular.
2)   Se a mulher se excita mais com que ouve, sussurre nos ouvidos da sua amada, palavras que externe seu apreço, admiração, afeto, amor e carinho... pv 5: 15
3)   Gaste tempo com toques, afagos, abraços e beijos antes do coito, sejam pacientes, Ct 1:2
4)   Valorize perfume, os cremes, o banho o fazer a barba...
5)   Não se concentre apenas no órgão genital da esposa. Descentralize o sexo. Há uma viagem a ser feita, lembre-se tudo na vida deve ser feito com criatividade (seja paciente).
6)   Fique atento a tudo aquilo que possa desconcentrar a esposa, se porta e janela estão fechadas e etc.
Dicas para as mulheres
1)   Ao perceber a intenção do marido, procure  corresponder , a menos que você tenha uma razão que justifique adiar o encontro sexual.
2)   Se o homem se excita mais pelo que vê, procure vestir-se de forma adequada para o seu amado.
3)   Valorize o perfume, o bom hálito, os cremes preparem o ambiente.
4)   Se o seu marido não é do tipo afetuoso, ele pode aprender com você. Não apenas lhe dê carinho toques e afago, mas verbalize sua necessidade de ser tocada carinhosamente.  
5)   Seja feminina nas palavras, no comportamento no andar, no jeito de arrumar o cabelo.
6)   Seja sempre linda, fique sempre para ele, bonita, bem arrumada, cheirosa.     
11- SEXO ILÍCITO Rm 1:18-32               
O casamento não legaliza práticas anormais de sexo como o mundo faz.
·      Felantofilia – é sexo oral praticado pela mulher.
·      Cumilingofilia – é sexo oral praticado pelo homem.
·      Analfilia – é sexo anal ou sodomia. Há muitos casais crentes praticando a sodomia conjugal, pensando que o casamento neutraliza tais pecados, isso é um grande engano.
·      Poucos casais estão livres de tabus ou inibições quanto a demonstrar ao conjugue que quer fazer amor. O ato sexual entre os conjugues deve ser visto como algo abençoado por Deus. No quarto de um casal que se ama, Deus se faz presente.
·      Tudo começa com a higiene pessoal, do quarto, da cama. Salomão nos ensina fazer declaração de amor ao conjugue em Ct. 7.
CONCLUSÃO
    O ato conjugal entre um cristão que se ama é como o encontro das águas de um rio que andou quilômetros para achar o mar. À fonte do rio é o amor, e a água do mar, a realização.