quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Batismo com o Espírito Santo

 I - O que É o Batismo com o Espírito Santo


"Mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias" (At 1.5).
O batismo com o Espírito Santo não é uma bênção exclusiva de grupos pentecostais ou carismáticos, como alguns têm defendido e ensinado, "porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, cha­mar" (At 2.39). A universalidade da promessa do batis­mo com o Espírito Santo é aqui reiterada, enriquecida e aprofundada para outras pessoas que ainda "estavam lon-ge".
A promessa do Pai, feita a Jesus, cobriria o tempo e o espaço. Ela "diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar". Estas palavras, proferidas pelo apóstolo Pedro no dia de Pentecoste, mostram a abrangência da promes­sa:
• O batismo com o Espírito Santo seria para a geração dos primórdios da Igreja ("... a vós").
  O batismo com o Espírito Santo seria também para a geração de crentes e pregadores que viria depois ("... a vossos filhos").
  O batismo com o Espírito Santo seria também outor­gado aos que estavam distantes, geográfica e cronologi­camente ("... a todos os que estão longe").
  O batismo com o Espírito Santo poderia ser desfrutado por todos os que cressem e obuscassem ("... a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar").
Idêntica promessa faz Jesus, em Marcos 16.17, quan­do se despede dos discípulos: "Este sinais seguirão aos que crerem... falarão novas línguas". Esta gloriosa pro­messa foi imediatamente cumprida no dia de Pentecoste (At 2.1-4) e pelos séculos que se seguiram. Até hoje, homens e mulheres de todas as nacionalidades têm expe­rimentado e testemunhado a mesma coisa.
Jesus continua batizando com o Espírito Santo em todas as partes do mundo onde sua vontade é aceita. Ele "é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente" (Hb 13.8); e, de igual modo, "o Espírito é o mesmo" (1 Co 12.4,8,9,11).

II - A Finalidade do Batismo com o Espírito Santo

O glorioso revestimento de poder pelo batismo com o Espírito Santo tem várias finalidades e aplicações:
  Traz ao crente um revestimento de poder sobrenatu­ral. Jesus prometeu: "Ficai, porém, na cidade de Jerusa­lém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49).
  Faz do crente uma testemunha poderosa do Evange­lho: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra" (At 1.8).
  Traz aos crentes uma espécie de "unção universal" entre os filhos de Deus, unindo-os em um só corpo. Paulo afirma: "Há um só corpo e um só Espírito" (Ef 4.4). A operação miraculosa do Espírito Santo na vida da Igreja derruba todas as barreiras e preconceitos nacionalistas.
Em Romanos 6.2-4, Paulo revela que todos nós fomos batizados na morte de Cristo e sepultados com ele pelo batismo na morte, e que através de sua ressurreição anda­mos em "novidade de vida". E reafirma, em 1 Coríntios 12.13: "Pois todos nós fomos batizados em um mesmo Espírito, formando um corpo..."
Este batismo é uma ação poderosa que produz a união entre todos os homens, formando assim "um só corpo", quer sejam judeus, gregos, servos ou livres. Antes desta operação gloriosa do Espírito, os homens eram classifi­cados por raças e categorias: bárbaros, pecadores, publicanos, meretrizes, judeus, gregos, romanos, saduceus, fariseus, herodianos, citas, samaritanos, da circuncisão, incircuncisos, escravos, livres etc.
O Espírito Santo, através desta "imersão" purificadora, torna o Cristianismo superior a qualquer filosofia ou religião que separe as pessoas por nacionalismo ou tradi­ção secular.

III - A Promessa do Pai 

Promessa é uma espécie de encontro com o futuro, e usualmente envolve um "doador"e um "receptor". Neste sentido, encontramos promessas por toda a Escritura.

1. Jesus lembra a promessa do Pai
"E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" (Lc 24.49).
O livro de Atos mostra a vinda do Consolador como "a promessa do Pai": "Determinou-lhes que não se au­sentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes" (1.4).
A promessa, portanto, seria o derramamento do Espí­rito Santo, no dia de Pentecoste. Mais adiante, no mesmo livro, Pedro revela que a promessa do Espírito Santo seguiria por gerações futuras (2.39).
Certamente o maior desejo de Jesus, ao chegar junto do Pai, nos Céus, era ver a gloriosa manifestação do Espírito na vida de seus seguidores aqui na Terra. Pois Ele prometera: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador" (Jo 14.16).
Cremos que foi esta a primeira oração do Filho ao assentar-se à destra do Pai, depois de cumprida sua mis­são na Terra.

2. O cumprimento da promessa
A promessa do batismo com o Espírito Santo é afir­mada sete vezes no Novo Testamento (Mt 3.11,12; Mc 1.7,8; Lc 3.16,17; Jo 1.33; At 1.5; 11.16; cf. Jo 16.7,8,13). Destas, quatro saíram dos lábios de João Batista, sempre com as palavras: "Ele [Jesus] vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3.11).
E eis aqui o seu cumprimento: "Cumprindo-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas re­partidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espíri­to Santo lhes concedia que falassem" (At 2.1-4).
Encontramos, no Novo Testamento, quatro vezes os cris­tãos reunidos no domingo (Jo 20.19,26; At 2.1; 20.7). Na terceira vez, cinqüenta dias depois do sábado da Páscoa, deu-se a prometida descida do Espírito Santo. Os discípulos eram já cristãos, mas agora são constituídos em "um corpo" (1 Co 12.13) - a Igreja cristã em sua forma exata.

IV - Três Formas de Batismo

Há pelo menos três maneiras de o Espírito Santo bati­zar os crentes, embora o batismo seja um só e em cada uma dessas manifestações tenha ocorrido a evidência das línguas estranhas.
Encontramos a primeira em Atos 2.2-4, onde o Espíri­to irrompe do Céu "de repente" como "um vento vee­mente e impetuoso", e, sem nenhuma intervenção huma­na ou dramatização para estimular a fé, batiza a todos os que estão assentados.
A segunda, em Atos 8.15-18; 9.17,18 e 19.6, onde o batismo se dá através da imposição de mãos, em Samaria, Damasco e Éfeso.
A terceira, em Atos 10.44, na casa do centurião Cornélio: "E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra".
No primeiro caso, o batismo aconteceu automatica­mente; no segundo, pela imposição das mãos e no tercei­ro, pelo supremo poder da Palavra.

V - A Aceitação Universal

Todos os cristãos de todas as denominações, especial­mente as verdadeiramente evangélicas, aceitam sem res­trições a doutrina do batismo com o Espírito Santo. Con­cordam também sobre o fato de ser o Espírito Santo uma pessoa real, e não uma simples influência.
As dificuldades surgem no tocante à maneira como Jesus batiza com o Espírito Santo e aos sinais evidentes deste batismo.
Alguns o confundem com a regeneração ou o novo nascimento. Outros, como sendo o "batismo da alma com vista ao mundo dos mortos". Jesus falou de "um certo batismo" (Lc 12.50), e alguém entende que seja este.
Outros ainda acham que no momento da salvação a pessoa recebe automaticamente o batismo com o Espírito Santo. Talvez baseado nas palavras de Paulo, em 1 Coríntios 12.13: "Todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo".
Há inúmeras outras explicações que não se coadunam com o argumento principal das Escrituras, razão por que não as mencionamos aqui.
O batismo com o Espírito Santo é um poder especial que vem de Deus e enche todo o nosso ser. A esta ação divina, segue-se o que chamamos "transbordamento", quando a nossa língua é totalmente dominada pelo poder de Deus e começamos a falar "noutras línguas, conforme o Espírito Santo" autoriza que falemos. Não um idioma nosso - a não ser que Deus, diante de necessidades pre­mentes, assim o queira - mas sim uma língua totalmente espiritual. É glorioso! 
VI - Frases Usadas na Bíblia e pelos Crentes
Na Bíblia, especialmente no Novo Testamento, várias frases e expressões descrevem o batismo com o Espírito Santo. Alguns escritores opinam ser a expressão mais exata "batismo no [ou em o] Espírito Santo", o que daria a idéia de alguém ser "mergulhado" nEle (o Espírito Santo é às vezes representado por um rio, ou rios; cf. Sl 46.4; Jo 7.37-39; 1 Co 12.13).
Porém, entendo ser mais adequada a expressão "batismo com o Espírito Santo". Somente podemos mergulhar em algo que se encontre abaixo de nós. No batismo com o Espírito Santo, é Ele que vem sobre o crente, e não o contrário. Além do mais, é o que aparece em nossas tradu­ções. Em muitas ocasiões, mesmo no Antigo Testamento, o Espírito de Deus vinha sobre alguém (Jz 3.10; 11.29; 14.6,19; 15.14; 1 Sm 10.10; 16.13 etc). No Novo Testamento, continuou descendo sobre os santos (cf. Lc 1.35ss). Muitas outras expressões descrevem batismo com o Espírito Santo:
  "... derramarei o meu Espírito sobre toda a carne" (Jl 2.28);
  "... derramarei o Espírito de graça e de súplicas" (Zc 12.10);

   "... ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3.11);
   "... falarão novas línguas" (Mc 16.17);
   "... revestidos de poder" (Lc 24.49);
   "... o Consolador... virá a vós" (Jo 16.7);
   "... a promessa do Pai" (At 1.4);
   "... recebereis a virtude do Espírito Santo" (At 1.8);
   "... todos foram cheios do Espírito Santo" (At 2.4);
   "... o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem" (At 5.32);
   "... era dado o Espírito Santo" (At 8.18);
   "... caiu o Espírito Santo" (At 10.44);

   "Recebestes vós já o Espírito Santo..." (At 19.2).
Outras expressões são usadas pelo povo de Deus:
   "O Espírito Santo veio sobre ele(a)" (Mt 3.16);
   "O Espírito Santo repousou sobre ele(a) (Jo 1.33);

   "Foi selado com o selo da promessa" (Jo 6.27; 2 Co 1.22; Ef 1.13; 4.30);
   "Foi ungido com o Espírito Santo" (At 10.38; 1 Jo 2.27);
   "Caiu o Espírito Santo sobre todos" (At 10.44);
   "Deus lhes deu o mesmo dom que a nós" (At 11.17);
   "Houve um derramamento" (At 2.33).

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