domingo, 20 de setembro de 2009
A ALEGRIA DE VIVER
Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações.
Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida. (Ecle 30, 21-25)
Todos os livros sobre auto-ajuda e motivação falam acerca de alegria, bom humor, felicidade, esquecimento do passado, perdão. E o caminho é esse mesmo.
A Bíblia, há mais de 2000 anos, preconizava tal estilo de vida.
Sem pretender diminuir o valor dos livros que abordam esses valores, aliás, alguns deles excelentes e indispensáveis, como os de Roberto Shinyashiki, Gretz e Marins, gostaria de ressaltar que a leitura diária dos textos bíblicos instrui, orienta, modela o caráter, traz paz, aumenta a fé e o amor, incentiva a solidariedade e é, enfim, uma lição de vida, de vida com qualidade.
Esta passagem do livro do Eclesiástico é um exemplo do que ora se afirma e deverá servir para aguçar a curiosidade do leitor, motivando-o a ler com freqüência as Sagradas Escrituras.
Um amigo meu trabalhou muitos anos numa empresa multinacional, na qual, a par de muitas alegrias e relativo sucesso, passava por períodos de preocupações. Criava-se, segundo ele, um ambiente de terror quando se pretendia enxugar o quadro de colaboradores, aliás, de “empregados”, espalhando-se boatos e intranqüilidade, gerando estresse e doenças correlatas, e ao final empreendiam-se as medidas que já estavam maduras, demitindo os pequenos sem nenhum cuidado em orientá-los ou em ajudá-los a conseguir nova colocação.
E isso ocorre, ainda, em muitas empresas que não primam pela qualidade humana, especialmente numa época de globalização selvagem, que gera empregos lá fora e desemprego aqui. O processo de despedida deve ser normal, e empresas de ponta procuram até mandar os futuros demitidos fazer cursos e treinamentos sobre a nova realidade que viverão como desempregados, além de lhes proporcionar boa indenização e continuidade de convênio médico.
É preciso, no entanto, estar atento aos preceitos bíblicos, não se desesperar e não se afligir com preocupações. Quer aflitos, quer calmos, a situação não se modificará, isto é, a degola ocorrerá. Deve-se, portanto, continuar a rotina de trabalho “sem preocupações”, pois assim não atrairemos a doença, e, os dirigentes, vendo nosso entusiasmo e nossa dedicação, podem pensar melhor e tirar nosso nome da lista!
Releia o trecho acima, pois ele é de grande utilidade prática. Ele pode mudar sua vida. Mudou a minha.
Nada é melhor para a felicidade que trocar as preocupações por ocupações. (Maeterlink)
Ignore rumores, fofocas, banindo de seu círculo de amizades pessoas que semeiam o pessimismo...
Proteja sua saúde física e mental, livrando-se de ressentimentos e de inveja.
Zele para que seu ambiente familiar, profissional, comunitário seja o mais agradável possível...
Alegria de Servir
Toda natureza é um serviço
Serve a nuvem;
Serve o vento;
Serve a chuva.
Onde haja uma árvore para plantar, plante-a você.
Onde haja um erro para corrigir, corrija-o você.
Onde haja um trabalho, e todos se esquivem, aceite-o você.
É muito belo fazer aquilo que os outros recusam.
Mas não caia no erro de pensar que só há mérito nos grandes trabalhos.
Há pequenos serviços que são bons serviços:
Enfeitar uma mesa,
Arrumar livros,
Pentear uma criança.
Uns criticam, outros destroem. Seja você o que serve.
Servir não é tarefa de seres inferiores.
Seja você o que remove a pedra do caminho, o ódio entre
Corações e as dificuldades do problema.
Há a alegria de ser puro,
E a de ser justo.
Mas há, sobretudo, a maravilhosa,
A imensa alegria de servir. (Gabriela Mistral)
A importância do entusiasmo
A palavra entusiasmo vem do grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela que era possuída por um dos deuses e por causa disso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.
Assim, se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura), você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante. Segundo os gregos, só pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano. Era preciso, portanto, entusiasmar-se.
Há mais de 2000 anos dava-se muito valor ao entusiasmo. Nunca esteve tão em alta quanto hoje! Na empresa, em casa, no colégio, na comunidade, na igreja, na sociedade, é preciso ser entusiasmado.
A pessoa entusiasmada é aquela que acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo. Entusiasmada é a pessoa que acredita em si.
Acredita nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade.
E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente. Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois sempre teremos razões para não nos entusiasmarmos.
Não é o sucesso que traz o entusiasmo, é o entusiasmo que traz o sucesso.
Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma!
O entusiasmo transforma a nossa vida.
E então, o que você está esperando para entusiasmar-se? Aliás, como vai o seu entusiasmo pelo Brasil, pela sua empresa, pela sua igreja, pelo seu colégio, pelo seu emprego, pela sua família, pelos seus filhos? Se você é daqueles que acham impossível entusiasmar-se com as condições atuais, acredite – jamais sairá dessa situação.
É preciso acreditar em você. Acreditar na sua capacidade de vencer, de construir o sucesso, de transformar a realidade. Deixe de lado todo o negativismo. Seja entusiasmado com a sua vida e principalmente seja entusiasmado com você. Você verá diferença. (Fonte: Commit, in Canudos motivacionais – Prof. Luiz Marins.)
O mundo pertence aos otimistas. Os pessimistas são meros espectadores. (Eisenhower)
O homem morre uma primeira vez na idade em que perde o entusiasmo. (Balzac)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
OS SONHOS ALIMENTAM A VIDA Os sonhos são como vento, você os sente, mas não sabe de onde. Eles vieram e nem para onde vão. Eles inspira...
-
2 Samuel 16 - 10. Disse, porém, o rei: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Por ele amaldiçoar e por lhe ter dito o ...
-
Texto Base: Atos 2:1-18 Pontos Introdutórios: ü Condição sine-quanon para recebermos Avivamento: – Desejar ardentemente o Avivamento !...
Nenhum comentário:
Postar um comentário